Cirurgias
Por que realizar uma
Cirurgia otorrinolaringológica?
Dependendo do tipo de procedimento realizado e das necessidades do paciente, as cirurgias podem trazer algumas vantagens:
Melhoria da respiração, alívio de sintomas, como dor de garganta, sensação de peso no ouvido e outros. Melhoria da audição, tratamento de infecções crônicas do ouvido, da garganta ou dos seios paranasais, que não respondem ao tratamento com medicamentos. Correção de deformidades congênitas ou adquiridas, como orelha de abano e desvio septal. Melhoria da qualidade de vida, aliviando sintomas e permitindo que ele respire melhor, durma melhor e se sinta melhor em geral.
Alguns procedimentos cirúrgicos
Adenoidectomia
Cirurgia para remoção de adenoides, realizada quando existe aumento ou infecção crônica das mesmas. Objetiva melhorar a respiração, reduzir infecções, inclusive de ouvidos e melhorar os roncos. A cirurgia é feita em ambiente hospitalar com anestesia geral. Mais frequentemente realizada em crianças.
Amigdalectomia
Cirurgia para remoção das amígdalas, realizada quando existe aumento, infecção crônica ou recorrente ou suspeita de tumor nas amígdalas. Tem como objetivo melhorar a respiração, alimentação, reduzir roncos e infecções de repetição.
Timpanotomia
com colocação de tubo de ventilação
Cirurgia onde é feito um pequeno corte no tímpano para aspiração de secreção e colocação de tubo de ventilação, usado para tratamento de otite média secretora ou retração do tímpano.
Septoplastia
Cirurgia realizada para correção de desvio do septo nasal, visando melhora da respiração nasal, dos roncos e de quadro de sinusites de reptição e dores de cabeça.
sinusectomia
Cirurgia endoscópica nasal
Lobuloplastia
Cirurgia para correção do lóbulo rasgado ou furo do brinco alargado. Pode ser feita com anestesia local e não necessita de afastamento do trabalho. O tempo de recuperação é curto e pode permitir ao paciente usar brincos novamente.
Otoplastia
Cirurgia para correção de orelha de abano. Pode ser feita em crianças e adultos. Geralmente, em crianças, optamos por sedação, em que o paciente dorme durante todo o procedimento. Em adultos, pode ser feita com anestesia local. Os pontos são localizados na parte de trás da orelha.
ronco e apnéia do sono
Uvulopalatofaringoplastia
Cirurgia de garganta realizada em casos de ronco e apnéia do sono.
remoção de cistos
Cirurgia para remoção de cistos, papilomas
Pequena cirurgia realizada na boca, no nariz ou nas orelhas para remoção de pequenos cistos e verrugas.
Frenulectomia lingual
Cirurgia realizada para correção de língua presa. Esse procedimento pode ser feito com sedação, usada geralmente em crianças ou com anestesia local, no caso dos adultos. Auxilia na mamada de bebê, fala e mastigação. No caso de dificuldades de mamar, realizamos o quanto antes, caso contrário é possível esperar até os 4 a 6 meses de vida, pois ainda não há grandes impactos na fala.
Em casos de crianças maiores e adultos, pode ser programado em conjunto com a fonoaudióloga, já que é fundamental que o paciente inicie exercícios com a profissional já na semana da cirurgia para melhor cicatrização.
Frenulectomia labial
Cirurgia realizada em casos de freio do lábio alongado causando afastamento dos dentes da frente.